domingo, 28 de março de 2010

Vila de São Romão



Freguesia do concelho e comarca de Seia, do distrito e diocese da Guarda. Orago Senhora do Socorro. Dista 3 km de Seia, 26 Km de Nelas e está situada na Serra da Estrela a cerca de 600 metros de altitude e a 1 Km da Margem direita do rio Alva, no coração das Beiras.

Até 1834, quando da reforma do território, S. Romão foi vila e concelho. Tem actualmente cerca de 6.000 habitantes. Foi em S. Romão que Silva Gaio localizou o seu romance, "Mário".

S. Romão Recursos naturais

Estando localizado na zona de maior pluviosidade portuguesa, a Serra da Estrela, com uma precipitação anual de cerca 3000 mm, a maior riqueza de S. Romão é a água, que se ouve e vê correndo por todos os pontos da serra, e alimenta generosamente, como uma dávida divina para estas terras, todos os tipos de vida aqui existentes. Junto de S. Romão há importantes centrais hidroeléctricas

que fazem parte do grupo de produção da Serra da Estrela, Sabugueiro I e II, Sª.do Desterro I e II, Ponte dos Jugais e Vilacova.

Foi em 1908 que foi concedida a primeira concessão da bacia hidrográfica do rio Alva na Serra da Estrela, à Empresa Hidro-Eléctrica da Serra da Estrela. Sendo portanto das primeiras centrais hidroeléctricas portuguesas e das primeiras zonas do país a serem electrificadas.

Todas foram recentemente modernizadas ( Veja-se Museu da Electricidade em Lisboa ) e aproveitam ao máximo, em barragens sucessivas, as quedas de água do Alva. A potência instalada deve rondar hoje, os 25.000 Kw. Actualmente há um museu na Senhora do Desterro sobre a história da Hidroelétrica.

S. Romão Histórico

O povoamento de São Romão começa a ser detectável a partir do final do terceiro milénio A.C.. O Cabeço do Crasto ou Castro e o Buraco da Moura são os pontos mais importantes do património arqueológico desta região..Estas zonas foram ocupadas já na Idade do Cobre ( Buraco da Moura ), na Idade do bronze, e foram também habitadas durante a ocupação romana.

A estrada romana de Emerita - Norba - Egitania - Veseo ( Ver História de Portugal -A.H. de O. Marques ), com as suas vias secundárias de acesso às zonas mineiras da Serra - Minas de estanho de de Sazes da Beira e Vila-Cova-à Coelheira - devia passar perto de S. Romão, e são muitos os vestígios dessa ocupação nesta zona.

Pontes romanas de Vila Cova, Sandomil, Loriga, o arco de Bobadela ( Monumento Nacional) e muitos outros . As minas de estanho de de Sazes da Beira e Vila-Cova-à Coelheira já deviam ser exploradas pelos romanos.

Conquistadas depois pelos árabes, as terras de S. Romão foram reconquistadas para os cristãos por Fernando Magno de Leão, cerca de 1057.

D. Afonso Henriques, em Dezembro de 1138, couta o lugar para si próprio, segundo limites que seguem de perto os da freguesia actual. Em 1401, D. João I deu S. Romão e lugares vizinhos ao seu filho, o Infante D. Henrique. Em 1527 no Cadastro da População do reino, S. Romão aparece com o título de Vila com 112 moradores.

Em 1679 na relação de vilas, concelhos e lugares da correição da Guarda aparece esta cidade com 533 vizinhos, depois Covilhã com 820, Manteigas com 443, Gouveia com 315, São Romão com 290 ( cerca de 1.200 habitantes ) e só depois de Melo, Linhares, Lagos da Beira, Celorico, Valezim, Folgozinho, Santa Marinha e Longa, aparece Seia ( actual sede do Concelho ) com 119. (Ver História de Portugal de Veríssimo Serrão - Vol V - Pag. 348).

São Romão - (da Wikipédia)

São Romão é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 17,92 km² de área e 2743 habitantes e densidade de 153,1 habitantes/km²;.Recostada nas abas da Serra da Estrela, avistando-se o Caramulo a oeste, a seus pés estende-se a várzea da Assamassa, irrigada pelas águas vindas do Rio Alva que, desde 1674, deram força aos "engenhos" moageiros e de manufactura das lãs.

Isso mesmo abonam os seguintes números: as "Memórias Paroquiais de 1758" do padre Luís Cardoso referem 28 moinhos e 11 pisões; em 1789, o "Livro de Varejo (inspecção) dos Panos da Villa de Sam Romam" registava 85 fabricantes. Seis (6) enormes rodas hidráulicas, activas até há quarenta anos, proporcionavam energia a outras tantas fábricas. Uma delas, fundada em 1858, tem-se mantido ininterruptamente na mesma família.

A cultura do milho era a maior riqueza agrícola desta terra. Mas, nos últimos vinte anos, as pastagens tomaram o lugar dos milharais, e os rebanhos vão pontuando a paisagem que, socioeconomicamente, é agora completamente diversa.

Origens (Wikipédia)

Há indícios arqueológicos que provam a existência de povoamento, mais de 3000 anos antes de Cristo. Tudo indica que o S. Romão actual teve origem num castro existente no "Cabeço do Crasto". Este monte, devido à sua situação privilegiada, foi conquistado e ocupado pelos Romanos, cujos vestígios ainda são bem visíveis. Os habitantes do "Crasto" desceram à planície e, dedicando-se à pastorícia e à agricultura, foram povoando as imediações dos terrenos agrícolas, estabelecendo-se preferencialmente na zona de transição entre a montanha e as terras de cultivo.

Tudo isto aconteceu à vista do "monte romano"– o "Crasto". E, como Romão, o santo soldado, também era romano, não é de estranhar que, ao pé do "cabeço romano", surgisse uma povoação com o nome de São Romão.

Há notícia de, em 1057, ter sido reconquistada aos mouros por D. Fernando, o Magno. Em 1106, os pais de D. Afonso Henriques concederam carta de povoamento de S. Romão a dois presbíteros, João e Fafila. Estes, por sua vez, doaram todas as terras que aqui possuíam, e eram muitas, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Em 1138, D. Afonso Henriques confirma a doação e dá carta de couto da «ermida de S. Romão» ao predito mosteiro. Tendo fundado aqui um convento, os frades de Santa Cruz ocuparam-no em junho de 1142.

Senhor de algumas povoações e vastas terras nesta região, o Mosteiro de Santa Cruz concedeu carta de foro aos habitantes de S. Romão em 1144. Com este primeiro foral, estavam lançados os fundamentos da Vila de São Romão.

Foi sede de concelho entre o século XIII e 1836. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 1426 habitantes.

A lei 11-A/2013, extingue a Freguesia de S. Romão e a agrega numa nova freguesia, chamada "união
das freguesias de Seia, S. Romão e Lapa dos Dinheiros", com sede na vila de S. Romão.1

Cronologia (Wikipédia)
  • Viriato – De 147 a 139 a. C. , fez do "Crasto" uma das suas bases estratégicas na luta contra os Romanos.
  • D. Fernando Magno – Em 1057, reconquista S. Romão aos mouros
  • Condes D. Henrique e D.Teresa – Em 1106, concedem carta de povoamento aos presbíteros João Cidiz e Fafila
  • D. Afonso Henriques – Em 1138, « faz Carta de Couto à Igreja de Santa Cruz da Ermida de São Romão»
  • S. Teotónio – Em 1142, funda um convento, dependente de Santa Cruz de Coimbra, o qual veio a ser senhor de vastas terras, pois que do "Livro Santo" constam cerca de meia centena de registos, entre compras e doações recebidas. Santa Cruz concedeu Carta de Foro (Foral) aos habitantes da «Villa da Sam Romam», em Outubro de 1144.
  • D. Paio Godinho – Primeiro Prior do convento de S. Romão, aí chegou em 24 de Junho de 1142, acompanhado de nove cónegos. Em 17 de Fevereiro de 1196, os Mouros puseram cerco ao convento, vindo a perecer, queimados, os cónegos e o seu Prior. Diz a tradição que foi no local do "Purgatório". Em 1226, já estava reconstruído.
  • Egas Moniz – Prometeu a N. S. da Estrela a fundação de um mosteiro, o qual veio a ser edificado por seu filho, Lourenço Viegas. Nele se instalaram os monges de Cister
  • D. Afonso III – Em 1258, as Inquirições Afonsinas confirmam as doações dos reis anteriores
  • D. João I – Em 1433, confirma igualmente aquelas doações
  • Infante D.Henrique– Por doação de D.João I, seu pai, torna-se senhor de S.Romão
  • D. Manuel I – Concede Carta de Foral em 24 de Janeiro de 1514
  • D. Diogo da Silva, 1º Conde de Portalegre – Torna-se donatário de S. Romão, por mercê de D. Manuel I
  • Marquês de Marialva, herói da Restauração – Doa aos pobres a sua propriedade das «Septimas» (in Foral Manuelino) ou "Sítimas"
  • D. Miguel – Na guerra civil – Liberais/Miguelistas – São Romão tomou o partido de D. Miguel. A derrota deste pesou, com certeza, na posterior extinção do Concelho de São Romão.
 A Capela de S. Romão

Como em 391, Teodósio I (379-395) oficializou o cristianismo nos territórios romanos e perseguiu os dissidentes, S. Romão que pertencia ao Império Romano, teve que cristianizar-se. Assim, pela antiguidade da própria Vila de S. Romão, a traça original da Capela de São Romão deve ter sido inicialmente romana, visigótica e românica, mas do estilo original pouco mais deve restar que a janela que ilumina a capela-mor e a torre sineira.












Os entablamentos da fachada principal e posterior são simples, parecendo renascentistas, que talvez provenham de obras ou modificações feitas nos finais do século XVI ou princípios de XVII .

A Capela foi restaurada recentemente, e tem uma imagem de N. Senhora da Conceição em cortiça.

A lenda de São Romão ou São Romano

A lenda de São Romão surgiu no período de difusão do cristianismo no império romano. Romão foi um soldado romano da guarda do imperador Valeriano (253-260) d.C. e a sua função levava-o a presenciar julgamentos, mas a detenção e suplício do diácono da Igreja de Roma, S. Lourenço, em quem acreditava, levou-o a tornar-se cristão, um culto que as autoridades romanas não toleravam na altura.

A ousadia valeu-lhe uma cruel flagelação e a decapitação no dia 9 de Agosto de 258 d.C. É venerado especialmente em Roma, na basílica de São Lourenço de Extramuros, onde se conserva o vaso de bronze que teria servido no seu baptismo. Festa a 9 de Agosto

A designação de São Romão ficou a dever-se à existência de uma Capela dedicada ao mártir e à volta da qual se foi desenvolvendo o aglomerado populacional que tomou o nome do Padroeiro da capela. 

Curiosidade - Uma relíquia de São Romão encontra-se numa capela da família Terrazzani no principado do Mónaco, onde São Romão é também o santo mais popular e mais venerado. Festejado também no dia de 9 Agosto com grandes festividades na cidade do Mónaco.

Nota - A igreja católica venera ainda mais dois santos com o nome de São Romão: São Romão mártir em Cesareia na Palestina, era diácono e pregava o Evangelho nas ruas, o que lhe valeu ser preso e condenado à decapitação no reinado de Décio, ano 250, ou segundo outros no de Diocleciano, ano 305. Festa a 26 de Março. 

São Romão Bispo de Ruão, nasceu cerca do ano 600 e morreu em 644. Foi intimo de Clotário II( Rei dos Francos ). Segundo uma lenda libertou Ruão ( actual Rouen na Normandia, França ) dos estragos de um dragão monstruoso. Em memória deste feito benemérito, o capitulo de Ruão tinha o direito de perdoar ( no dia da Ascensão de cada ano ) a um condenado à morte, desde que este consentisse em levar aos ombros a caixa das relíquias de São Romão.

S. Romão no ano 2000

Com os seus cerca de cinco mil anos de existência comprovada, como local de povoamento humano, S. Romão prepara-se para entrar no novo milénio com o pé direito.

Igreja nova de São Romão
Modernizando-se rapidamente, muitas vezes em choque estético com o estilo arquitectónico do passado está a crescer com rapidez. Com a sua Igreja nova, escolas, urbanizações, lar de idosos e novos espaços comerciais, é hoje uma terra onde o antigo se mistura com o moderno, preparando-se para os desafios do futuro.

A Banda da Academia de Santa Cecília, de São Romão foi fundada em 16 de Outubro de 1951, e à semelhança das outras bandas do concelho tem escola de música.

Orfeão de S. Romão - Trata-se de uma colectividade bastante jovem que tem levado a cabo diversas actuações na região e que se afirma pela sua juventude e brilhantismo coral.

NOTA - A Igreja nova de São Romão, foi construida graças ao generoso donativo do São Romanense Carlos Monteiro Belo e da sua irmã, que tinha sido sua herdeira, depois da sua morte.

S. Romão turístico

Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, S. Romão tem condições excepcionais para o turismo de montanha. A Torre (1991 metros de altura ), antiga base de radar da Força Aérea ( anos 60 ), fica a menos de 20 Kms de S. Romão, subindo-se pela estrada que passa pela Srª. do Desterro e vai encontrar-se com a estrada Seia - Sabugueiro-Lagoa Comprida - Torre. É uma viagem fantástica, duma beleza paisagística impressionante e sentimo-nos pequenos perante a magestade da paisagem e da massa de granito que nos rodeia. É uma viagem sempre bela, mas diferente , nas diversas épocas do ano.

Sem saír de S. Romão, o visitante pode encontrar alojamento como turismo de habitação na Casa das Tílias, bonita casa senhorial em boa pedra de granito, em estilo neo-renascentista dos finais do século XIX, com bonito jardim e piscina. Em S. Romão há vários restaurantes. Há duas fábricas de queijo de leite de ovelha que é de excelente qualidade.

A 3 Kms de S. Romão, no alto do Crestelo, já perto da estrada de Seia ao Sabugueiro, poderá encontrar um empreendimento turístico tipo turismo rural - A Quinta da Nogueira - simples mas muito acolhedor, com apartamentos desde T0 a T3. Tem parque de estacionamento privativo e serviço de cafetaria, para pequenas refeições de apoio. Contactar Sr. Mário Fonseca - Telef. 238 315 327 e 238 399 277.

São Romão possui comunicação rodoviária directa com as grandes cidades, tem Posto Médico, Colégio, Bombeiros, duas Agências Bancárias com posto de Multibanco, Rancho Folclórico, SuperMercados e um terminal da Beira Rodoviária.

A Força Áerea Portuguesa já utilizou S. Romão para instalar a sua Esquadra nº. 13, Base de Radar instalada no alto da Torre, cujas infra-estruturas ainda hoje existem, mas transformadas em apoio turístico e lojas regionais.

Não deixe de provar o requeijão, especialidade da terra, que pode, por exemplo, ser comido com triga e doce de abóbora ao pequeno almoço. Em algumas ruas de S. Romão ainda passam os rebanhos de ovelhas e os seus cordeiros, que encantam os mais pequenos. É do leite dessas ovelhas que se fabrica o famoso queijo da Serra. Na Senhora do Desterro pode visitar a Cabeça da Velha, imensa pedra de granito com essa forma, os restos do Castro de S. Romão e a Cova da Moura

Guerra do Ultramar - 1954-1974

Honor al Mérito - Mortos em combate de São Romão



A listagem de mortos em combate, naturais de São Romão,  na Guerra do Ultramar de 1954 1974, pode ver-se em :

http://ultramar.terraweb.biz/03Mortos%20na%20Guerra%20do%20Ultramar/LetraS/MEC_245n.pdf


Festas e Romarias em São Romão

Feira de São Pedro (último Domingo de Junho)

Feira Semanal (Domingo) São Silvestre (1 de Janeiro)

São Sebastião (20 de Abril)

Enterro do Senhor (Sexta-feira do Senhor)

São Pedro (último Domingo de Junho) São Romão (9 de Agosto)

Nossa Senhora do Desterro (15 de Agosto)

Site da Junta de Freguesia de São Romão:

Sem comentários:

Enviar um comentário