sexta-feira, 26 de março de 2010

Hospedagem em São Romão

Turismo em S. Romão

Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, S. Romão tem condições excepcionais para o turismo de montanha. A Torre (1991 metros de altura ), antiga base de radar da Força Aérea ( anos 60), fica a menos de 20 Kms de S. Romão, subindo-se pela estrada que passa pela Srª. do Desterro e vai encontrar-se com a estrada Seia - Sabugueiro-Lagoa Comprida - Torre. Os roteiros turísticos que se podem fazer a partir de São Romão são inúmeros.

Além dos passeios que se podem efectuar pela Serra, que são sempre viagens duma beleza paisagística impressionante, temos praias fluviais, lagoas, piscinas, ruínas celtas e romanas, e percursos por aldeias e castelos do Portugal medievo. Também são muitas as possibilidades de hospedagem local por esta terra das Beiras.

Casa das Tilias

Sem sair de S. Romão, o visitante pode encontrar alojamento como turismo de habitação na Casa das Tílias, bonita casa senhorial em boa pedra de granito, em estilo neo-renascentista dos finais do século XIX, com bonito jardim e piscina.



Originalmente pertenceu à família Maximiano Faria, e a seu tio o 2º Barão de Alvoco da Serra. Em 1907 entra a Casa na posse plena da família Maximiano Faria que a restaurou e melhorou.

Em 14 de Julho de 1989, foi adquirida pelo Capitão da F.Aérea – José Luís de Figueiredo Lopes, e por sua esposa a Dra. Edite Lopes, a dezanove herdeiros da família anterior proprietária. A Casa apresentava-se num grande estado de degradação, mas este conseguiu, com bom gosto e muita tenacidade, restaurá-la, remodelá-la para o turismo e torná-la num lugar acolhedor e simpático.









Na recuperação da habitação houve cuidado em manter as madeiras originais dos tectos, soalhos e algum mobiliário antigo, de que é exemplo um bonito relógio que enriquece a escadaria central. No salão de estar, torna-se interessante observar o tecto figurado e pintado com a figura da Rainha Santa Isabel e adornado por elegantes vegetais em estuque. Quanto à sala de refeições, sobressaem as louças de porcelana colocadas em três bonitos móveis de canto, encastrados, que remontam à origem da Casa. 

Situados no primeiro piso, a que se acede por uma artística escadaria em madeira, os quartos são espaçosos, havendo num deles, que é uma suite, um tecto pintado com motivos referentes à mitologia, Mercúrio, deus dos viajantes e dos comerciantes.

Quinta do Crestelo

Da recuperação de antigas casas de granito resultou um Aparthotel com 26 apartamentos, salas de reuniões e restauração, que abriu em Abril de 1995 sob a designação de "Quinta do Crestelo"

Este Aparthotel fica situado em plena Serra da Estrela, mais concretamente  em S. Romão - Seia e apenas a 26km da Torre. Resulta da recuperação de antigas casas de granito pertencentes a uma antiga quinta agrícola e tem para oferecer 29 apartamentos (5 T2, 17 T1 e 7 T0). 

Os apartamentos estão bem equipados, tendo uma lareira já com lenha cortada e pronta a utilizar, ar condicionado, kitchnet, televisão e telefone. A nossa escolha foi um T0. A kitchnet serve também de hall de entrada, e apesar de pequena era suficiente para cozinhar refeições para 2 pessoas.

No exterior existem três courts de ténis, um dos quais é polivalente,  três piscinas (duas exteriores e uma interior)  ginásio, um parque de jogos tradicionais, uma parede de escalada, um campo de tiro ao arco e para as crianças um pequeno parque infantil. Existe a possibilidade de efectuar passeios pela propriedade a pé, de bicicleta ou a cavalo. 

A Quinta da Nogueira
A 3 Kms de S. Romão, no alto do Crestelo, já perto da estrada de Seia ao Sabugueiro, poderá encontrar um emprendimento turístico tipo turismo rural - A Quinta da Nogueira - simples mas muito acolhedor, com apartamentos desde T0 a T3. Praticamente ao lado da Estrada de Seia ao Sabugueiro.



Tem parque de estacionamento privativo e serviço de cafetaria, para pequenas refeições de apoio. Contactar Sr. Mário Fonseca Telef. 238 315 327 e 238 399 277.

Casas da Lapa na Lapa dos Dinheiros

Situada numa das encostas da Serra da Estrela, Lapa dos Dinheiros possibilita uma vista tão extensa sobre o mundo quanto os nossos olhos humanos o permitam. Nos últimos anos tem-se desenvolvido surpreendentemente.

A Lapa dos Dinheiros, como todas as freguesias, tem vários locais aprazíveis para serem desfrutados: Buraco da Moura, Buraco do Sumo, Praia Fluvial, O Porto do Boi.

Nos primeiros tempos, a população dedicava-se única e exclusivamente à pastorícia e à agricultura, sendo conhecidos os tradicionais socalcos suportados por enormes muros de granito. Actualmente a agricultura perdeu importância, estando a maioria dos campos abandonados.

No alto de uma aldeia de montanha, as Casas da Lapa sã o um refúgio de requinte e conforto. Com 8 quartos cuidadosamente equipados para proporcionar uma estadia memorável, as Casas da Lapa são uma varanda sobre horizontes extensos.



A gastronomia tem o seu lugar nas Casas da Lapa. Os jantares misturam pratos regionais e contemporâ neos, numa atmosfera intimista. Os hóspedes têm acesso a hidromassagem, sauna, banho turco, bicicletas, giná sio, uma videoteca e internet.

Casas da Lapa
http://youtu.be/0E12rCam25c

Sem comentários:

Enviar um comentário