sábado, 20 de março de 2010

As Beiras

As Beiras

Estendendo-se desde a fronteira com a Espanha até ao mar, as Beiras estão situadas entre o Norte fresco e verdejante e o Sul queimado pelo sol. Incluem as alturas da Serra da Estrela, os pântanos salgados das rias de Aveiro e cidades desde a animada Figueira da Foz, a velha cidade universitária de Coimbra até à capital da Beira Alta, a fria, forte e fiel cidade da Guarda.

Descobrir as Beiras

As Beiras, que incluem alguns dos mais belos cenários de Portugal, são compostas por três regiões. Ao longo da Beira Litoral encontram-se as adormecidas águas da ria de Aveiro e, em contraste, a agitada estância de veraneio da Figueira da Foz. A velha cidade universitária de Coimbra merece ser bem visitada e é uma boa base para visitar o Buçaco e várias estâncias termais. Para o interior fica Viseu , no caminho para as fortalezas medievais da Guarda - a capital da Beira Alta - de Trancoso e da fronteira.

A Serra da Estrela, a mais alta de Portugal, separa a Beira Alta da pouco visitada Beira Baixa, onde Monsanto, considerada " a aldeia mais portuguesa de Portugal", e a bonita cidade de Castelo Branco são atracções contrastantes.

Como chegar às Beiras
O caminho de ferro liga as principais cidades às mais pequenas, mas as estações são frequentemente longe. No caso de se pretender chegar à Serra da Estrela, a ligação seria por Nelas. Há autocarros em Coimbra para as áreas distantes e carreiras locais que ligam as povoações da região. Contudo, o automóvel é a melhor maneira de viajar nas Beiras.

A auto-estrada A1, Porto - Lisboa, passa perto de Coimbra e Aveiro, e o IP5 estabelece uma ligação rápida e panorâmica entre Aveiro e a região montanhosa do interior. O IP3 que aparece na A1 logo à saída de Coimbra, estabelece ligação, passando pela Barragem da Aguieira, com Viseu, Nelas e daí para Seia, porta de entrada para a Serra da Estrela. Também agora, antes de chegar à barragem da Aguieira pode apanhar-se a estrada que levará futuramente à Covilhã, mas que por enquanto termina na estrada de Coimbra - Guarda.

A Serra da Estrela

Grande parte da Serra da Estrela, na mais elevada cordilheira do continente português, tem mais de 1.500 metros de altitude. O ponto mais alto atinge 1.991 metros, mas é rematado por uma pequena torre de pedra - a Torre - que se eleva a 2.000 metros. As pastagens entre o granito das terras mais elevadas é apropriada para a alimentação dos rebanhos de ovelhas.

A paisagem está salpicada de cabanas de pedra para os pastores, cujos telhado de colmo são renovados após cada vigoroso inverno. Os rebanhos de ovelhas têm contribuido para a riqueza da área, fornecendo lã para a indústria têxtil e leite para o mais conhecido queijo de Portugal

O Queijo da SerraO queijo da Serra feito com leite de ovelhas da Serra da Estrela, é o melhor queijo de Portugal. É feito no Inverno - e o seu êxito dependia outrora da temperatura das mãos das mulheres que o fabricavam nas frias casas de granito - e é tradicionalmente coagulado com cardo.

Agora, as pequenas casas que o produzem são certificadas, para garantia de qualidade e autenticidade, uma vez que as falsificações são vulgares. O queijo da Serra amanteigado é claro e algo fluido, com uma casca fina. Um maior tempo de cura produz um queijo mais duro e apaladado.

O Cão de Pastor da Serra

Inteligente, leal e valente, o cão da serra da Estrela possui todas as qualidades requeridas nesta região agreste. O seu pêlo áspero, tão arrepiante como os seus ataques, ajuda-o a sobreviver ao inverno rigoroso da elevada altitude.

Em tempos antigos a sua força permitia-lhe defender dos lobos o rebanho. O pedrigree dos cães da serra da Estrela ( com algum sangue de lobo introduzido na sua criação, segundo se diz ) são criados em canis nos arredores de Gouveia e Sabugueiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário